Como ajudar as pessoas na pandemia • Solidariedade em 2021
Covid19 – 5 atitudes simples que podem ajudar as pessoas na pandemia + 1 de bônus!
Você já pensou em como pode ajudar as pessoas na pandemia?
Parece que foi ontem (2020) que a pandemia começou e o mundo todo de repente começou a sofrer com o Coronavirus. Mas já estamos no segundo ano da pandemia! 2021 começou com a esperança de que logo ficaria livre desse vírus, porém essa doença está durando muito mais do que gostaríamos, principalmente aqui no Brasil.
Quando essa pandemia vai acabar?
Em 2020 o isolamento social foi mais duro e com isso, tivemos mais movimentos solidários. Já em 2021, com as regras de isolamento mais brandas, tudo parece mais bagunçado. A impressão que dá é que nos acostumamos com a situação. Será que estamos esquecendo de quem precisa?
A verdade é que ainda tem muita gente sofrendo com a pandemia. Alguns porque perderam o emprego ou algum ente querido. O pior é que em alguns casos, essas pessoas que morreram eram os principais provedores da família que ficou sem sustento.
Quando isso vai acabar? Ninguém sabe. O que se sabe é que a união nos faz mais fortes. E afinal, não é isso que nos faz humanos? O amor ao próximo e o se importar com os outros?
Saiba como você pode ajudar as pessoas
Nós, aqui do Vida Triúna, queremos te ajudar a voltar a sua atenção para essa necessidade. Por isso vamos te dar 5 dicas de como ajudar as pessoas na pandemia.
1- Ajude os trabalhadores autônomos
Quem não conhece alguém que do dia pra noite ficou sem clientes? Ou trabalhadores autônomos que foram afetados pela pandemia? Essas pessoas viram seu salário diminuir do dia pra noite porque dependiam dos atendimentos ou dos serviços que prestavam. Então, veja como você pode ajudar:
Não cancele os serviços – Se você for cliente desse profissional, procure alternativas para não cancelar o serviço, como por exemplo, mudar para atendimento online caso seja uma aula. Se for um serviço recorrente, como um diarista ou um jardineiro, se você tiver condições, continue fazendo pelo menos parte do pagamento. Isso vai ajudá-lo nesse período difícil.
Ajude a divulgar o profissional – Você pode ajudar divulgando os trabalhos desses profissionais para sua rede de relacionamentos, ou então enviando para seus grupos de WhatsApp ou para amigos que você sabe que estão precisando desse serviço.
Ajude com seu conhecimento – Se você tem conhecimento em alguma ferramenta que possa ajudar essa pessoa a entrar no negócio digital, ofereça esse tipo de ajuda. Você pode fazer uma arte gráfica para divulgar os serviços dele na internet, ou pode fazer uma página na rede social do momento ou então fazer um currículo se ele precisar encontrar um emprego.
2- Ofereça ajuda às pessoas do grupo de risco na pandemia
Em 2021 o perfil das pessoas do grupo de risco sofreu algumas mudanças, pois o vírus tem atingido pessoas ainda mais jovens. Independente da idade, você pode ajudar pessoas de risco da seguinte forma:
- Faça compras – Se ofereça para fazer compras para seus vizinhos ou amigos que não podem sair de casa.
- Ajude a conscientizar – Quando precisar ir em algum lugar, mercado, farmácia, etc, não leve mais ninguém com você, ajude a conscientizar as pessoas de que quanto menos gente andando por ai, menor o risco de contaminação. Só saia se realmente precisar, mesmo que você já tenha contraído o vírus, pense nas outras pessoas que fazem parte do grupo de risco.
3- Ajude pessoas próximas
Para ser um doador você não precisa ser rico ou ter dinheiro sobrando. Comece se colocando disponível nas suas redes sociais com o que você tem pra doar. Peça para as pessoas te enviarem mensagem privada caso saibam de alguém que necessita do que você ofereceu.
Por exemplo, fizemos isso aqui outro dia, oferecemos no nosso perfil 1 cesta básica e ficamos surpresos quando uma pessoa bem próxima disse que conhecia alguém que estava precisando muito. Essa pessoa só se sentiu confortável para dizer porque colocamos a informação na rede social, do contrário nunca iríamos saber.
4- Doe para instituições, ONGs ou bancos de alimentos
Mas se você se sente mais confortável doando para uma organização oficial, tudo bem! Existem muitos movimentos por aí voltados ao cuidado de pessoas que sofrem com a pandemia. Existem também instituições que sempre fizeram trabalhos solidários e agora mais do que nunca precisam de apoiadores.
Procure na internet por instituições assim na sua cidade. Como moramos no Rio, vamos colocar aqui algumas opções que encontramos na rede. Se você conhece mais alguma pode deixar o link nos comentários pra ajudar a aumentar essa nossa lista ok?
5- Ajude sendo luz e esperança
Queremos terminar essa lista de dicas com uma que para nós é muito importante que é o suporte emocional. Esse isolamento tem feito muito mal pra muitas pessoas, nunca se ouviu tanto falar sobre ansiedade e depressão. Se você tem conseguido manter sua mente sã, você pode ajudar alguém com uma palavra de conforto e esperança.
Quando nos conectamos na internet ou televisão o que vemos são só notícias desesperadoras. Mas você pode mudar um pouco isso, sabe como? Quando você conversar com alguém, procure falar algo positivo e ofereça seu ombro e seus ouvidos pra conversar quando ela precisar, isso pode salvar uma vida sabia?
Dica bônus!
Não espalhe fake news! Antes de compartilhar uma notícia:
- Verifique se é verdade!
- Pense se vai fazer bem pra alguém ou vai aumentar o caos e medo nas pessoas.
Nós estamos torcendo e orando muito pra que isso acabe logo. Temos esperança de que logo vamos poder nos abraçar novamente e estar com quem amamos. Mas, enquanto isso não acontece, não custa olhar pro lado e fazer o bem pra alguém, não acha?
Seja Luz e esperança!
Não se engane! Algumas atitudes podem parecer simples, mas o seu pouco pode ser o muito de alguém.
Onde ajudar as pessoas na pandemia:
- Fundação Pró-Hemorio – Os hospitais estão cheios, por isso precisam muito repor os estoques de sangue. Então, clique aqui para saber mais.
- Rio contra Corona – O Rio Contra Corona é um movimento gerido por 3 organizações com credibilidade no Rio de Janeiro, sendo elas: Banco da Providência, Instituto Ekloos e Instituto Phi. Então clique aqui e conheça o projeto.
- Unicef do Brasil – “Ajude a proteger quem mais precisa. Juntos venceremos o coronavírus”. Essa é a campanha da Unicef, então ajude clicando aqui.
- AMAC – Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social – Olha que projeto legal! Você sabia que na quarentena o índice de violência doméstica aumentou e muito? Apenas no Rio de Janeiro o aumento foi de 50% segundo o Plantão Judiciário do Estado, por isso essa iniciativa é tão importante, pois eles ajudam essas mulheres e suas famílias a saírem dessa situação de risco. Fica em Duque de Caxias/RJ, então clique aqui para ajudar.
Até o próximo post!